sábado, 5 de janeiro de 2013

Hematoma subcoriônico

Décadas atrás, quando uma mulher apresentava sangramento no início do primeiro trimestre, os médicos falavam que era um aborto iminente. Eles não tinham nenhuma outra informação a ir em frente. Agora, com a ajuda da tecnologia de ultrasom, os médicos são capazes de fazer um diagnóstico mais definitivo.
  
SCH ou Hematona subcoriônico é um acumulo de sangue entre as membranas da placenta e do útero, um nome mais técnico é o córion. Alguns médicos também só se referem a ele como um coágulo de sangue. 

Causas de hematoma subcoriônico

Não há uma causa conhecida para um SCH, mas muitos pesquisadores especulam que durante a implantação do ovo, o ovo ligeiramente separa do útero, causando um sangramento. Não há nada que uma mulher fez ou poderia ter feito para provocar ou evitá-los. SCH ocorre a mulheres grávidas de todas as idades e raças. 

Diagnóstico de hematoma subcoriônico

Diagnosticar um SCH é baseado em seus sintomas como sangramento e através de ultra-sonografia. Muitas mulheres  ao visitar o departamento médico ou de emergência com a queixa de sangramento vaginal. Um ultra-som, transvaginal ou abdominal, será  provavelmente  realizado. Durante o exame de ultra-som, o médico ou radiologista localizará o feto e avaliar sua condição atual.

 O coágulo aparece como uma massa preta dentro do útero. Parece quase como se fosse outra placenta.Imagens de ultra-som comuns aparecem escuro com visual de osso.
Ter diagnóstico de SCH em vez de um aborto é, provavelmente, um alívio, mas ter SCH vem com ele é próprias preocupações. 

Tratamento de hematoma subcoriônico

Não há nenhum tratamento formal para este coágulo de sangue, mas cada médico é diferente. Alguns sugerem que você pode continue com suas atividades diárias,sem qualquer mudanca. Alguns médicos sugerem mesmo abster-se de relações sexuais durante a gravidez e repouso.

  Esforço e trabalho pesado deve ser evitado, como tal, para uma gravidez normal.
  
Alguns médicos preferem uma abordagem  "esperar para ver" enquanto outros optam por usar medicamentos e vitaminas. Diluentes de sangue( sem citar nome da substancia). A terapia de estrogénio e de progesterona é também por vezes utilizado para auxiliar no desenvolvimento da gravidez.
  
As estatísticas atuais de perda da gravidez com um SCH é de 1-3%. Esse baixo percentual está relacionado com grandes coágulos. A maioria , a gravidez progride sem complicações. A maioria dos coágulos resolver por conta própria por 20 semanas de gravidez. O coágulo sangra-se para fora ou o corpo absorve.
  
Mulheres com SCH estão em maior risco de descolamento prematuro da placenta ou descolamento da placenta. Descolamento da placenta quando a placenta descola da parede do útero. Esta é uma complicação da gravidez e requer atenção médica imediata. Se a placenta se separa da parede uterina, a saúde do feto está em perigo.
  
SCH é um risco no início da gravidez, pois o coágulo em si pode causar um aborto. Mulheres com SCH podem experimentar períodos intermitentes de sangramento vaginal durante a gravidez. Esta experiência seria mais provável ser um resultado de o coágulo "sangramento para fora. ' O sangue é um irritante para o útero e cólicas pode ser acompanhado com o sangramento. Ao ver o sangue durante a gravidez pode ser muito assustador, é muito comum com SCH. Tampões e relações sexuais geralmente não é recomendado duranteo sangramento
  
Permita-se o descanso adequado e muitos líquidos. A desidratação também pode causar a contração do útero irritante-seu bebê e do coágulo.
  
Se você foi diagnosticado com SCH, você não está sozinho. Os grupos de apoio foram surgindo por toda a internet nos últimos anos. 


30 comentários:

  1. Oi, Priscilla me ajudou muito essa materia, pois estou passando por isso. Me esclareceu muita coisa. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscilla muito obrigada pelo assunto também estou passando por isso, já não agüento mais ja faz 3 semanas que estou assim e no primeiro dia sangrei muuuuuuuito depois parou e com uns 4 dias voltava e hoje voltei a sangrar bastante e saiu um pequeno coagulo de sangue, coisa que ate agora não tinha saído só saia sangue mesmo, fiquei muito preocupada afinal sangue desespera, mas vendo o assunto aqui pude ficar um pouco mais tranqüila pois esse coagulo poderia ser o hematoma saindo???? Muito obrigada e espero que seja mesmo agora basta crer em Deus a cima de tudo e esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaina, fico feliz que tenha te ajudado, meu Hematoma sumiu depois e o médico havia dito que eu iria sangrar novamente se ele saísse e foi o que aconteceu, fiz uma ultrassom depois e realmete tinha sumido.
      Minha filha nasceu perfeita e hoje está com 4 meses, desejo que sua gravidez possa ir bem e que seu bebê tenha muita saúde. Depois manda noticias, estou torcendo por você.
      Beijos

      Excluir
  3. ola fiz um exame beta deu possitivo ai fiz utrason apareceu um coalugo sera q estou gravida ano passado tive gravidez anebrionaria alguem ja passou por isso?

    ResponderExcluir
  4. Olá, o ideal seria você repetir o ultrasson depois de uns 15 dias para verificar o embrião. Tente pensar positivo, pode ser que esse coagulo é porque ainda é o começo da gravidez.

    ResponderExcluir
  5. Olá, o ideal seria você repetir o ultrasson depois de uns 15 dias para verificar o embrião. Tente pensar positivo, pode ser que esse coagulo é porque ainda é o começo da gravidez.

    ResponderExcluir
  6. Oi aconteceu comigo fiz o ultrasom hj e estou super nervosa... Priscila qual foi o tratmento que vc fez?

    ResponderExcluir
  7. Oi, muito bom seu blog, fui diagnosticada com isso a uma semana, meu doutor me receitou repouso absoluto, só q desde então já sangrou duas vezes, hj foi a ultima vez e saiu um coagulo enorme, estou nervosa, só q consegui consulta com meu doutor so p semana q vem, alguém já passou por isso, será q ta limpando? Se alguém souber obrigada, e boa gravidez a todas q Deus esteja com nós.

    ResponderExcluir
  8. Meninas, desculpem a demora de responder. Voltei a trabalhar pós licença maternidade e está uma correria.
    No meu casa fiz o repouso e usei Ultragestan e o coagulo saiu, sangrei quando ele saiu.
    Desejo melhoras pra todas vocês.

    ResponderExcluir
  9. Esta no nome do meu marido mais me chamo Janaína estou de 11semanas estou com hematoma 4,1 ×2,1 bastante assustada me ajuda não sangrei e nem estou sangrando

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo seu comentario, me ajudou muuuuito, pois quando estava de 5 semanas e 5 dias tive um grande sangramento, corripara a emergencia e fiz uma trans, deu hematoma subcorionico, e nao vi o embriao, so o saco e a vesicula vitelinia, o medico me passou o utrogestan 200 de 12 em 12h por 30 dias e buscoduo de 6 em 6 horas por 10 dias para colicas, hoje estou com 7 semanas e 2 dias, continuo com um sangramento marrom e nao tomei o buscoduo,nao estou sentindo colicas e tenho uma trans marcada para amanha! Sei que Deus esta comigo e que o meu bebe esta super bem. Boa tarde e uma otima gravides a todas as mamaes. DEUS ESTA NO COMANDO!!!

    ResponderExcluir
  11. O hematoma só é expelido se a mulher tiver outro sangramento após o diagnóstico? Por favor estou MT preocupada, pois o meu é 1.7... Não sinto nada de dor e nem cólicas e só tive sangramento apenas 1 dia. Me informem!

    ResponderExcluir
  12. Olar estou gravida de nove semanas no terca feira passada fui levar minha filha no medico ao chegar lar sentir dor i fui ao banheiro quando sentei no vaso comecei a sangra i aquelas dor bem forte fui pro hospital chegando lar a medica fez exame de toque falou que nao era nomal pois o sagramento esta muito forte i pediu pra eu ir pra outro hospital que tivesse utra assim eu fiz fui pra outro hospital chegando lar o medico pediu pra mim fazer o utra ugente so que ja tava fechado fui pra casa no outro dia voltei ai fiz a utra deu hematoma pirivolar fiquei apavorada passou utragestran pra mim tomar em 12em 12horas e ficar em repouso mas realmente eu nao posso ficar em repouso pois tenho dois filho pequeno meu marido e empregado i minha familia nao e daqui ainda na quarta sentir dor voltei pro hospital a medicar trocou o medicamento via vaginal e mandou voltar com duas semanas estou confiate que hematoma sumiu e que meu bebe ta bem

    ResponderExcluir
  13. Olá eu fui ao medico hj e falaram que estou com esse problema é que o feto tá sem batimentos que vou ter que tirar há alguma chance de isso não ser verdade

    ResponderExcluir
  14. Ola meninas sou a Mi , fui diagnosticada com hematoma com 7 semanas, estava com 3,7, porem ao repetir o ultra ontem ja com 8 semanas o hematoma aumentou para 5,6 estou muito preocupada, nao sangrei e nao me receitaram nenhuma medicaçao, somente repouso.
    Alguem que nao sangrou tomou medicaçao? Estou pensando em procurar outra opniao medica.
    Obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  15. Oi bom dia tô com 6 semanas e 5dias de gestaçao,tive sangramento com 5 sem as fiquei muito assustada ...fui na emergência a médica disse q era implantação...e q se piorassse era pra voltar com ela ....ficou só só saindo uma borra ...depois de uma semana saindo a borra saiu sangue mais vivo e uns pedaço de sangue ,fiquei apavorada corri pra emergência...o médico fez o tok e disse q o útero Ta fechado mas eu tinha q ter reposo,sem relações etc. Passou buscoduo e utragenton vaginal.
    Depois de dois dias fiz a utra e lá apareceu o motivo do sangramento hematoma subcoriônico 1.2 fiquei apavorada....agora vou levar o resultado pra médica .
    Sinto dor umas fisgada...espero q esse hematoma suma logo 🙏👶q meu BB venha com muita saúde...e Boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
  16. Oi bom dia tô com 6 semanas e 5dias de gestaçao,tive sangramento com 5 sem as fiquei muito assustada ...fui na emergência a médica disse q era implantação...e q se piorassse era pra voltar com ela ....ficou só só saindo uma borra ...depois de uma semana saindo a borra saiu sangue mais vivo e uns pedaço de sangue ,fiquei apavorada corri pra emergência...o médico fez o tok e disse q o útero Ta fechado mas eu tinha q ter reposo,sem relações etc. Passou buscoduo e utragenton vaginal.
    Depois de dois dias fiz a utra e lá apareceu o motivo do sangramento hematoma subcoriônico 1.2 fiquei apavorada....agora vou levar o resultado pra médica .
    Sinto dor umas fisgada...espero q esse hematoma suma logo 🙏👶q meu BB venha com muita saúde...e Boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
  17. Oi bom dia tô com 6 semanas e 5dias de gestaçao,tive sangramento com 5 sem as fiquei muito assustada ...fui na emergência a médica disse q era implantação...e q se piorassse era pra voltar com ela ....ficou só só saindo uma borra ...depois de uma semana saindo a borra saiu sangue mais vivo e uns pedaço de sangue ,fiquei apavorada corri pra emergência...o médico fez o tok e disse q o útero Ta fechado mas eu tinha q ter reposo,sem relações etc. Passou buscoduo e utragenton vaginal.
    Depois de dois dias fiz a utra e lá apareceu o motivo do sangramento hematoma subcoriônico 1.2 fiquei apavorada....agora vou levar o resultado pra médica .
    Sinto dor umas fisgada...espero q esse hematoma suma logo 🙏👶q meu BB venha com muita saúde...e Boa sorte pra nós.

    ResponderExcluir
  18. Estou de 5 semanas fui so banheiro e saiu sangue no papel corri pra emergência fiz ultra e la fui diagnosticada com hematima subcorionico o médico me receitou evocanil de 12 em 12 horas. Mas continua saindo uma borra sera normal o organismo vai eliminar pra fora do corpo o hematoma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola..sua experiência é parecida com a minha..sangrei muito,fiquei internada...na ultra deu descolamento e coagulo...tem duas semanas q estou d repouso usando utrogestran e a dois dias começou sair borras marrons..pouco de dor nas costas e pé da barriga..ah..meu bb mexia bastante..agora nao sinto mexer mais
      .estou de 17 semanas...como foi com vcs?

      Excluir
  19. Bom dia, meu nome é Kátia tenho 41 anos e estou com 7 semanas da minha terceira gestação. Ontem à tarde fui fazer xixi e identifiquei uma borra de café muito forte na calcinha e no papa-léguas higiênico. Fui imediatamente à emergência obstétrica. Lá a médica fez um toque e viu meu útero fechado, mas pediu uma Ultrassonografia. Não senti dor em nenhum momento até agora. Na ultrassonografia saiu: presença de área de descolamentosubcoriônico na região istmica, medindo 1,1x 0,2x 0,3 cm. A médica me passou repouso absoluto, jejum de atividade sexual é um remédio chamado uteogestan de 200mg pra colocar na vagina 2x por dia até pelo menos a décima sexta semana de gestação. Hj ainda estou com um pequeno sangramento é muito confiante de ter o meu bebê. Que Deus nos ajude a termos nossos bebês!!!

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!
    Estou com 12 semanas e já tive dois sangramentos...1 na 10° semana e outro agora, que já dura 5 dias. Estou tomando utrogestan e Buscopan . Como fiz uma cerclagem,pq tenho iic, já estava de repouso e estou com esse hematoma tbm que acaba me causando mais preocupação. Em oração para que Deus esteja no controle.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá você estava com o hematoma quando fez a cerclagem pois irei fazer e estou com hematoma ?

      Excluir
  21. Oii boa noite!!
    Meu nome é Danielle estou Grávida de 9 semanas e 2 dias. Com 6 semanas dia 27/10 acordei com um sangramento tipo borra de café e uma colica forte, foi ao médico consultei e fiz a ultra e descobri um hematoma enorme... como tinha feito tratamento para engravidar (fertilização in vitro) já estava de repouso e tomando o utrogestan 3 vezes ao dia e complexo vitaminico... Então o médico me colocou de repouso absoluto me receitou dactil-ob de 6em 6 horas e buscopan caso de dor de 4 em 4 h. E fazer uma ultra toda semana para ver como estar o desenvolvimento do hematoma e o bebê. O sangramento e cólica sumiram em 3 dias, desde então fiz duas ultras a segunda depois q descobrir o hematoma ele tinha diminuido pela metade e o nenem se desenvolvendo super bem, a terceiranessa semana o hematoma tinha aumentado tomado forma diferente e começado a cicatrizar e o bebê continua a se desenvolver muito bem, so q hoje sábado dia 12/11 tive outro sangramento como borra de café... Não consegui falar com meu médico estou bem preocupada, mas pelo q eu li de vcs voltar a sangrar é normal... estou em oração por que Deus me deu esse milagre... pedindo muita saúde p o meu bebê e todas vcs...

    ResponderExcluir
  22. Oiii.. meu nome é Nathany. Estou grávida de 9 semanas. Fiz meu primeiro ultrassom com 5 semanas.. nele deu hematoma subcrônico o médico me receitou repouso.. então depois de 1 semana fui a um GO e ele me receitou o inibina.. quando estava com 8
    7 semana passei em outro médico e ele realizou um novo ultrassom, para minha surpresa o hematoma não estava lá, então voltei a minha rotina, a trabalhar e cuidar dá minha filha ( tem 4 anos e não tive isso na gravidez dela ) então tive um retorno e nesse retorno o médico diagnóstico outro hematoma.. disse que é um acúmulo de sangue me passou repouso o ultrogestan de 12 em 12 horas.. 200mg! Não tive sangramento não sindo dores.. morro de medo que aconteça algo, tento repousar mas minha casa tem escada tenho outra filha então não consigo ficar 24hrs deitada.. ainda mesma essa época de Natal !! Gostaria que alguém me ajudasse, meu médico disse q dia vai fazer um exame de risco genético.. e ainda não entendi mt bem.. o pq desse exame.. fiquei apavorada com tudo, logo que ele falou do hematoma pois minha primeira gravidez foi perfeita. Ele disse q pode ser a ruptura de algum vaso. Mas ainda estou assutada.. vou orar mt.. pelo bebê de cada uma de vcs ! Desde já agradeço muitos beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá, Boa tarde, me chamo Pâmela. Estou gravida de 5 semanas, no primeiro Ultra o medico não conseguiu visualizar nada, após uma semana comecei a sentir dores e um pequeno sangramento bem clarinho, então procurei outro médico (ginecologista) fizemos uma trans e visualizamos o saco gestacional e deu para ouvir um pequeno batimento cardíaco, fiquei mega feliz, porém triste devido ao um descolamento do SG. Me passou inibina e Buscopan para cólicas, as dores passou, mas por horas ainda me deparo com pequenos sangramentos e isso me deixa totalmente assustada, sábado agora tenho retorno com o ginecologista, espero que meu bebê não esta sendo prejudicado. Gostaria de Saber se é normal sangrar para o hematoma sumir!?

    ResponderExcluir
  24. Olá boa tarde meninas , meu nome é Leticia, acabei de descobrir que estou grávida de 4 semanas , depois de dois dias que comecei o pré-natal , tive um sangramento que começou com uma borra e evoluiu para um sangramento constante , corri na maternidade , fiz o ultrassom que deu esse hematoma, como está muito no início só deu pra ver o saco gestacional, voltei hj na maternidade não consegui fazer o ultrassom, pois é feriado e eles já tinham encerrado o dia, o médico disse pra mim voltar amanhã, mas o sangramento aumentou muito , e com muitos coágulos , estou super preocupada

    ResponderExcluir
  25. No ano passado tive uma gestação, de 6 semanas aonde não viram o feto,este ano estou grávida novamente,mas com um hematoma no ultero,o médico me disse que o ò organismo absorve,não que vc vai sangrar,pois fiquei assim por alguns dias,hoje que parece que diminuiu,faço a ultra no final do mês pra ver se está tudo bem com o bebê pois estava muito cedo quando fiz eu Horo a Deus que esteja tudo bem com o meu bebê.

    ResponderExcluir
  26. Olá, fui diagnosticada com hematoma, porém não tive sangramento até o momento, sinto muita cólica mas sem sangramentos. Estou com 5 semanas e morrendo de medo. Minha doutora me recomendou repouso absolutos e uns remédios. O fato de eu não ter sangramento é bom?
    São boas as chances de quem não tem sangramento?

    ResponderExcluir
  27. Me chamo Josi tenho 42 anos ..descobri gravides num dia no outro fui surpreendida com um forte sangramento...fui para o hospital achei q tivesse abortado mas fiz uma eco onde estou de 6 semanas embrião com batimentos cardíacos porém estou com saco gestacional no colo do utero e hematoma na regiao fundica o médico disse q é começo de Aborto estou em repouso absoluto Usando ultragestan 12h12h Alguém teve algo assim e conseguiu evoluir a gravidez???

    ResponderExcluir

Dúvidas, dicas ou comentários deixe o seu, ou mande por email que respondo